O que é XAMPP O nome provem da abreviação de X (para qualquer dos diferentes sistemas operativos), Apache, MySQL, PHP, Perl. É utilizado por uma gama de programadores que necessitam de um servidor web local e que precisa de agilidade já que a sua instalação e configuração é demasiadamente fácil comparada a instalarmos serviço por serviço. O XAMPP possui aplicativos, bem como, o Apache, MySQL, phpMyAdmin, FileZilla FTP Server, OpenSSL.

Instalando Clique Aqui para baixar o instalador, feito o download seguir os passo abaixo:

Abra o arquivo baixado clicando no icone dele.

icone xampp Tela de boas vindas da instalação, clique em “Next“.

2

 Tela onde escolhemos os componentes que serão instalados. Observo  que muitas pessoas instalam o filleZila FTP Server e posteriormente não usam seus serviços e quando precisam de um servidor FTP eles usam algum outro, o que seria bobeira, como existem melhores no mercado e gratuitos também recomendo que esse aplicativo não seja instalado. O mesmo acontece com o Mercury Mail Server (servidor de email).

Selecione o que deseja instalar e clique em “Next“.3

 Tela onde escolhe o diretório onde será instalado o Xampp. Clique em “Next“.4

 Tela onde é apresentado ao usuário os serviços que podem ser instalados após a instalação do Xampp, abordarei melhor sobre eles posteriormente.  Clique em “Next5

 Tela de progresso da instalação, aguarde o processo. 6

 Tela de conclusão da instalação, clique em “Finish“.  7

8
tela inicial

 Tela do Painel de Controle do Xampp. Clique no botão “Start” do Apache e do MySQL.

9
Serviços Apache e Mysql inicializados

 

 Após dar o start no serviço APACHE e no MySQL igual na imagem acima, você ja pode ir em seu navegador em entrar na pagina do servidor que já estará funcionando, o endereço que deve ser colocado na barra do navegador deve ser http://127.0.0.1 ouhttps://localhost.:

10

10º Aparecendo uma pagina onde deve ser escolhido a linguagem padrão, escolha a sua e você sera redirecionado para a seguinte pagina:

11

Após todos esses procedimentos o XAMPP estará instalado e configurado em sua maquina, sendo assim para testar qualquer código PHP, você deve colocar seus script dentro de um diretório com o nome de seu projeto (ex.: sitePessoal) e, este diretório deve estar dentro do htdocs dentro do diretório XAMPP. Ex.: C:\xampp\htdocs\sitePessoal.

12

Para visualizar se seu trabalho esta correto basta ir no navegador e colocar o endereço de seu projeto, seguindo nosso exemplo o endereço ficou http://127.0.0.1/sitePessoal sendo 127.0.0.1 o endereço do seu servidor local e sitePessoal o nome do diretório criado para separar seu projeto.

13

Os procedimentos realizados acima foram no ambiente Windows. O XAMPP tem outras versões para diferentes sistemas operacionais como:

LAMP –  Linux – Sistema operacional. Apache- Servidor Web. MySQL- Sistema Gestor de Base de Dados PHP, Perl ou Python- linguagens de programação usadas para a criação de sites.

MAMP  –  Mac OS X- Sistema operacional. Apache- Servidor Web. MySQL- Sistema Gestor de Base de DadosPHP, Perl ou Python- linguagens de programação usadas para a criação de sites.

WAMP –  Windows Apache- Servidor Web. MySQL- Sistema Gestor de Base de Dados PHP, Perl ou Python- linguagens de programação usadas para a criação de sites.

Cada qual tem uma forma diferente de instalação dependendo de seu sistema operacional, Como a intensão desde tutorial era apenas ensinar a instalar o XAMPP outros temas referente a configuração, utilização de serviços e instalação em outras plataformas abordarei em outros tutoriais. Grande Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *