Oi gente! Tudo bem? No final do ano passado (2016) o WordPress passou por uma nova atualização e alguns dos seus recursos foram alterados, como o Botão de JUSTIFICAR e SUBLINHAR texto, que ficavam expostos na barra de ferramentas de edição de textos, que foram “retirados”. E o que muita gente quer saber é: COMO voltar com o botão Justificar e Sublinhar?

Eu fiz algumas pesquisas para entender o motivo deles terem retirado esses botões e concluí que: Nessa era digital em que vivemos, as coisas evoluem muito rápido. Não é mais como no papel, onde existiam zilhões de regras pra tudo. Aqui no mundo digital existem regras sim, principalmente no que tange ao “profissionalismo” do empresário ou blogueiro, porém, algumas das regras do “mundo impresso” já não são mais tão importantes, como o TEXTO JUSTIFICADO. Por quê?? Os blogs e sites são exibidos em diversas telas diferentes uma da outra (celulares e smartphones, tablets, computadores com telas de N tamanhos), e pra entregar um conteúdo com qualidade de exibição ao leitor, em todos os tipos de telas, é necessário “eliminar” algumas regrinhas que se aplicam à formalidade impressa, como o texto justificado e sublinhado, pois acaba diminuindo a legibilidade, eeee, sem falar que o texto sublinhado deixa tudo parecendo “link”.

Mas enfim, EU QUERO VOLTAR A USAR ESSES RECURSOS MESMO ASSIM, COMO FAÇO?

Existem PLUGINS que você pode instalar no WordPress que habilitam os botões novamente, ou utilizar ATALHOS existentes através do teclado. 😉

ATALHOS:

Para descobrir os diversos atalhos que você pode utilizar, basta clicar no botão de “interrogação”, que se encontra na segunda linha da barra de ferramentas de edição do texto. Existem muuuitos atalhos lá que você pode começar a usar quando quiser e o WordPress ensina direitinho rs, mas aqueles que estamos falando aqui, são:

  • Justificar: alt + shift + j
  • Sublinhar: ctrl + u

PLUGIN

Mas, se você não quer ficar utilizando atalhos, também pode instalar um plugin chamado Re-add text underline and justify. No menu lateral do seu painel do WordPress, acesse:

  • Plugins;
  • Adicionar Novo;
  • Pesquise pelo nome RE-ADD TEXT UNDERLINE AND JUSTIFY;
  • Clique em Instalar;
  • Clique em ATIVAR.

O Plugin começa a funcionar logo após ativo? Sim, mas para conseguir os botões de volta você ainda precisa configurar outras coisinhas:

  • No menu lateral do painel vá em Configurações;
  • Clique em Escrita;
  • Altere o valor do campo Editor Style. Selecione a opção Re-add underline & justify + rearrange, pois é ela que vai fazer tudo voltar ao normal (te devolver os botões;
  • Por último, basta clicar em SALVAR ALTERAÇÕES.

Agora é só você voltar a escrever seus posts normalmente que os botões estarão lá para te ajudar!

Problema muito bem resolvido! 😀


Esse post foi compartilhado do Blog Vanessa Nunes. Se gostou, compartilhe nas redes sociais! 😉

Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *